Por Regina Racco

Sim. Você está grávida. Sua barriguinha vai crescer (logo você que malhou tanto para deixá-la bem definidinha. Ossos ou deveria dizer prazeres da nossa condição feminina? Certamente prazeres. Mas não vou fingir que não sei que você está apavorada! Dúvidas rondam a cabecinha e você alterna momentos de pura alegria com outros de medo intenso.

Quando se trata de mãe de primeira viagem, ah, essas então...

-Ele vai me achar horrorosa.

-Como faremos agora? Não poderemos fazer amor...

-Estarei engordando e ele olhando para outras! Mato! Furo os olhos!

Calma. Você não está grávida. Não me olhe espantada assim. Explico:

Você não está grávida sozinha. Vocês dois estão. Foi-se o tempo em que a mulher se fechava em seu mundinho cercada de roupinhas e expectativa e deixava de fora o homem. Esse era um grande erro que hoje já está sendo relegado ao passado. Era o pior erro que uma jovem mamãe poderia cometer e o jovem papai também. Vocês geraram esse bebê, portanto carregue-o desde agora no coração e mente.

O mais importante é saber que nada mudará. Fazem amor? Pois vão continuar a fazê-lo até quase o nascimento, ou até o nascimento. Tudo vai depender daquele parceirão que terá que seguir com vocês até o final: O médico. Ele acompanhará a gestação e nada de vergonha: Confie nele incondicionalmente. Se tudo estiver correndo as mil maravilhas, nenhuma grande mudança terá que ser feita na rotina do casal. Tudo bem que as posturas terão que ser “ajustadas” de acordo com o tamanho da barriga e o conforto que você mulher, precisará ter. E você, homem, cuide de redobrar os carinhos e respeite os limites que sua esposa tenha que colocar. Na maioria dos casos, não há nenhum problema, posturas “de ladinho” com ela de costas para você, ou sentada em seu colo, também de costas, podem ser usadas.

Como disse, o medico analisará caso a caso e os orientará adequadamente. Lembre-se, há muitas maneiras de desfrutar do sexo mesmo com o seu corpo em constante mutação!

Ao decidirem sobre as posições para o sexo durante a gravidez, mantenha as seguintes questões na mente: É melhor tentar posições em que você, homem, não coloque o peso de seu corpo diretamente sobre a barriga de sua esposa.  Isso ajudará a evitar o desconforto. E você, mulher, fique tranqüila: Seu bebê está protegidinho dentro de você - O útero é um lugar muito seguro para seu bebê – assim, não se preocupe pois o sexo não irá machucar o bebê. Repetindo, mantenham-se orientados pelo médico em relação às condições da gravidez.

Vocês certamente acharão posturas adequadas, confortáveis e prazerosas aos dois. Talvez tenham que “criar” outras formas de se dar prazer, sem a penetração mas, as opções são muitas e quando gostamos da companhia um do outro, fica fácil soltar a imaginação e criar um grande repertório de delícias.

Muitas mulheres sentem um grande aumento na libido, portanto desejarão mais sexo, neste período, e a nota triste é que muitos homens por puro desconhecimento, começam a evitar esse contato, pensando que assim a estará protegendo. Nada disso, se ambos desejam sexo, façam sexo. Como disse, há posturas que podem ser praticadas, o que não devem fazer é deixar de lado o desejo.

Coloquem na cabeça: Vocês estão grávidos, portanto terão nove meses para curtirem juntos esses momentos de espera. Carinho, atenção, cuidados e muito amor, são ingredientes necessários para que a chegada do novo membro os una ainda mais! Aproveitem!