A pele protege o organismo humano, pois funciona como uma muralha contra o ambiente externo, protegendo o corpo contra ataques de microorganismos externos, bem como de fatores ambientais desfavoráveis à sobrevivência, como a perda de água do organismo.

A queratina é uma das principais proteínas que impermeabiliza a pele e evita  a perda de líquido do nosso organismo.

Por que você sua em dia de calor?

O organismo humano está adaptado para funcionar de forma otimizada à temperatura de 36,5 º C, e quando o corpo começa a aumentar a temperatura acima deste nível, em condições normais de saúde, ele precisa dissipá-lo. Para isto, o corpo produz o suor através da glândula sudorípara (chuvisco) .

E como ocorre a perda de calor?

Por uma propriedade física (naturalmente você se lembra!), os elementos para mudarem seu estado físico (gasoso, líquido e sólido) precisam incorporar ou dissipar energia. Assim, um elemento para mudar de estado líquido para gasoso precisa absorver energia, e um elemento para mudar de estado líquido para sólido precisa perder energia.

O suor na pele está em estado líquido (é uma gotícula de "água"). Para que evapore, ele precisa "roubar" energia da superfície da pele, esfriando-a.

Em dia quente, o corpo aumenta o calibre dos vasos sangüíneos  que percorrem a pele pois precisa perder calor. É por isto que quando uma pessoa faz exercício ela começa a ficar vermelha (vasodilatação).

O objetivo do organismo é: produzir suor (líquido) para que ele se evapore e esfrie a pele. O sangue ao passar por um região mais fria (a pele), também se esfria. Portanto, o sangue que retorna para dentro do organismo tem uma temperatura menor, o que esfria o corpo.

Por que você arrepia num dia de frio?

O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Num dia de frio, o músculo eretor do pêlo o levanta para que se forme uma camada de ar parado que funciona como isolante térmico. Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstricção (diminuição do calibre) dos vasos sangüíneos que percorrem a pele, reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

Para que serve o sebo?

O sebo, que é produzido pelas glândulas sebáceas, é composto por várias substâncias  que atuam como lubrificantes naturais do pêlo, evitando que fiquem quebradiços. Torna a pele oleosa, diminuindo a evaporação de água a partir da camada córnea (camada mais superficial da pele - epiderme) quando a umidade do ar é baixa. Protege contra o excesso de água na superfície, e tem certa ação de evitar crescimento de bactérias e fungos (ações bactericida e antifúngica), e promover a emulsão de algumas substâncias. 

Quem controla a atividade das Glândulas Sebáceas ?

As glândulas sebáceas não estão sob controle do sistema nervoso central, mas são estimuladas por hormônios, especialmente os andrógenos (hormônios masculinos). Antes da puberdade elas são pequenas, porém depois, por influência da testosterona (andrógeno), seu tamanho e atividade aumentam. As mulheres sofrem estímulos dos andrógenos da adrenal.

(glândulas que ficam próximas aos rins) e dos ovários. A redução dos níveis normais de estrógenos (um dos hormônios femininos) deprime a ação das glândulas sebáceas. 

Para que serve o melanócito ?

Os melanócitos são células que dispõem de pigmentos de cor (cromóforos), e têm a função de absorver a energia fotônica oriunda dos raios solares, evitando que cause danos a outras células. A quantidade de pigmentos que  os melanócitos possuem é que determina a cor de pele das pessoas.

Os pigmentos cromóforos são: melanina, tirosina, triptofano, histidina, ácido urocânico e os componentes dos ácidos nucléicos RNA-DNA.

A melanina é o componente que absorve maior quantidade de energia solar. Ela pode ser comparada ao pára-raio, no sentido literal da expressão.

www.drashirleydecampos.com.br