Caro amigos leitores como  foi falado temos que escolher nossos companheiros, cães e gatos, os adequando a cada ambiente por nós oferecidos.... Agora escolhidos nossos amiguinhos o que fazer ?  Todos  os dias escuto meus clientes perguntando: " o que devo dar para meu cãozinho ou gatinho comer ?", ou "posso dar banho com que idade?" ou " posso levar na rua?"

Ufa !  Quantas dúvidas!

  Vou aqui nesta coluna ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentesAo adquirir o cãozinho ou gatinho verificar se os mesmos foram vermifugados, esta deve ser feita com 20 dias de nascidos sejam a ninhada assim como seus progenitores, os mesmos devem ser doados ou vendidos acima de 45 dias, verificar se foram devidamente vacinados, sim os cães devem ser vacinados com 45 dias e gatinhos com 60 dias e verificarmos se os mesmos estão com parasitas, que são pulgas e carrapatos. Bom... se seu amiguinho não foi vermifugado nem vacinado e apresenta estes parasitos, o melhor a fazer  é procurar o profissional adequado que é o Médico Veterinário para que o mesmo possa orientá-lo melhor e tomar as devidas precauções.

  De posse do animalzinho de estimação seja seu cãozinho ou gatinho vamos a algumas orientações: Chegando em casa devemos observar como se comportam diante do novo ambiente , não devemos deixar coisas espalhadas pela casa. Cuidado eles gostam de brincar, comer e morder tudo que encontram pela frente, portanto retirem chinelos, brinquedos, plantas , sim plantas pois muitas delas podem ser tóxicas.Tomados todos estes cuidados devemos oferecer o alimento adequado, cães e gatos devem se alimentar de rações, específicas de cada espécie, raça e respeitando seu porte, esta deve ser fornecida até os 12 meses , exceto algumas marcas que trocam aos 10 meses e depois aos 12 meses. A ração deverá ser fornecida no mínimo três vezes ao dia, claro respeitando a quantidade de ingestão diária que cada ração tem. Agua deve ser fornecida fresca sendo trocada ao longo do dia , frutas podemos oferecer após os 3 meses como maça, mamão, banana mas sempre respeitando a quantidade, onde as mesmas podem prender ou soltar o intestino como fazem conosco portando devem ser dosadas.

  Banhos estes podem ser semanais lembrando que os cães e gatos não transpiram pela pele como nós e sim transpiram pelas patas e saliva. Sim quando está muito quente os cães tendem a ficar com a língua para fora respirando rapidamente chamamos isso de arfar, por isso eles não necessitam de banhos diários, o mesmo acontece com os gatos, e se assim o fizermos poderemos prejudicar  a saúde da sua pele podendo causar dermatites.

  Só devemos leva-los a rua quando tiverem tomados todas as doses de vacinas, estas oferecidas com segurança e qualidade no consultório veterinário através do profissional adequado, são estas: Octupla ou Déctupla , deve ser feita a partir dos 45 dias de vida e serem reforçadas a cada 30 dias no total de três doses , a anti-rábica feita após os quatro meses de vida, existem outras como a da Gripe canina e a que combate a Giardia (parasita intestinal e podendo ser transmitida do homem ao animal e vice-versa) ambas sendo feita aos três meses de idade sendo apenas duas doses. Já os gatinhos temos a quádrupla ou quintupla sendo feitas a partir dos 60 dias de vida necessitando de três doses a cada 30 dias e a anti-rábica após os quatro meses, como nos cães.Todas estas vacinas necessitam de reforço anual. Sendo assim após as mesmas,  poderá sair com seu cãozinho  com tranquilidade e segurança e certo de que eles estão imunizados e livres de pegar viroses que mais acometem nossos animaizinhos de estimação."

Espero ter ajudado e até a próxima . Podem deixar suas perguntas que responderei !

Dra. Daniele Ferreira Milione
Médica Veterinária
Graduada U.F.Rural.R.J.(2005)
Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais)
Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais)
Contato: (32) 98815 3142
E mail: danielemilione@Yahoo.com.br