Nesta matéria falaremos das prevenções de doenças mais frequentes de outono e inverno

   Os cães e gatos seja outono seja inverno podem ficar resfriados? Como prevenir e tratar? Perguntas frequentes nos meus atendimentos.

   Sim podem. Tenho atendido muitos cães com sintomas: Espirros, tosses, por vezes produtivas (com secreção nasal purulenta- da cor verde ou amarelinha) e também não produtiva (aquela tosse seca onde não sai nada do focinho) em ambas o animal tosse tanto que chega a ficar "rouco ". Nos cães podemos ter a "tosse dos canis " que é altamente contagiosa, onde temos presença de vírus Parainfluienza e Adenovírus e/ou bactérias Bordetella brochiseptica. Em ambos os casos se pode prevenir através da vacina para gripe canina. 

    A gripe felina também pode ser causada por vírus e bactérias isoladas ou em conjunto. O Herpes vírus felino, o Calicivirus felino, as bactérias Clamydofila felis, Mycoplasma sp e Bordetella bronchiseptica são os principais agentes causadores da gripe felina.

Mas o mais importante em sabermos é que podemos prevenir com vacinas. Lembrando que se for hospedar seu animal em hoteizinhos, ou se saem com eles com frequência nas ruas ou até mesmo os leva frequentemente a banhos e tosas, primeira coisa a fazer, vacinar. Pois em locais com maior número de animais haverá sempre maiores chances de se contrair a doença.

   Sintomas mais comuns são: Corrimento nasal intenso; desidratação; olhos lacrimejando intermitentemente; pode apresentar ou não vermelhidão nos olhos; espirros; tosse seca; anorexia (perda do apetite); febre; fraqueza; depressão; respiração rápida e superficial.

Prevenção através de vacinas feitas pelo Médico veterinário.

Quanto mais rápido se identificarem as causas e tratar melhor para seu ANIMAL.

Dra. Daniele Ferreira Milione
Médica Veterinária
Graduada U.F.Rural.R.J.(2005)
Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais)
Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais)
Contato: (32) 98815 3142
E mail: danielemilione@Yahoo.com.br