Sua rotina é tão agitada que mal sobra tempo para ir à manicure ou fazer as unhas em casa? E que tal manter as unhas impecáveis, com o esmalte intacto e brilhante por mais de duas semanas?

Pois esse sonho já se tornou realidade. Já está disponível no mercado um esmalte que não descasca, não lasca e promete ficar mais tempo que os produtos comuns. O esmalte em gel pode ser em encontrado em várias cores e dura de 15 a 20 dias nas unhas. A única desvantagem é que, quando a unha começa a crescer, a parte sem esmalte fica aparecendo.

A composição e a consistência do esmalte em gel são similares ao convencional, a diferença é que o produto é fotopolimerizado, ou seja, só seca em contato com uma luz UV ou LED. Sem isso, ele fica molhado por horas. É por isso que para usá-lo, o ideal é recorrer a uma profissional. A cabine de LED seca as unhas em 60 segundos, enquanto a de UV leva três minutos.

Para remover o esmalte em gel é preciso lixar a superfície da unha usando uma lixa abrasiva para deixa-la porosa. Em seguida, as unhas devem ficar de molho em um produto para remoção de esmaltes, que pode ser o específico para unhas postiças (15 a 20 minutos) ou acetona (30 a 40 minutos). Depois, com a ajuda de uma espátula, é só puxar o esmalte como se fosse uma capa plástica. Uma lixa em formato de bloquinho ajuda a eliminar qualquer resíduo que tenha sobrado nas unhas.

A esmaltação em gel custa, em média, R$ 45. Como ainda é uma novidade, para aderir à tendência primeiro é preciso procurar um salão de beleza que tenha a tecnologia e não confundir o esmalte em gel com a unha em gel, que dura de dois a três meses e necessita de manutenção a cada 15 dias.