Namoro ou amizade?
Por Isabela Fani
Há momentos que não sabemos o que está acontecendo. As vezes, ficamos confusos com nossos sentimentos, sem saber exatamente qual o grau de amizade que mantemos com pessoas consideradas especiais em nossas vidas, se é só carinho, amizade ou se dali está nascendo um amor.
A dúvida é: somos somente amigos ou estamos apaixonados? Nem sempre é fácil detectar, A linha tênue e perigosa entre o amor e a amizade.
O filósofo grego Aristóteles disse que “o ideal do amor é a amizade em excesso”.
A questão é bastante complexa. Segundo a psicanalista mineira Marília Botelho, “O ser humano nasce em falta, ele nasce em um estado de desamparo em que ele precisa de outro ser humano para, até mesmo, sobreviver. Então, justamente porque existe essa falta, ele tem que fazer laços sociais, de amizade, de amor, ou de trabalho, pois o ser humano busca nesse outro, algo que o complete, que o dê essa sensação de completude”. Por isso, ele está sempre buscando em outrem uma identificação. Mas o fato é que de verdade nós somos sozinhos.
Amor e amizade, são sentimentos muito conexos, depois de um tempo, você passe a ver um amigo de forma diferente. Isso mesmo, nós acabamos nos apegando demais à pessoa e isso faz com que a gente a admire mais do que antes. E nasce a dúvida, o que fazer quando isso acontece? A “paixonite” se instala, começam as noites de sono mal dormidas, a ausência de paz, aumento de adrenalina...
Começa o jogo! Cada um sabe com o que é capaz de lidar; no amor, uns fogem e outros enfrentam, uns fogem acreditando que com isso eles vão deixar de sofrer, evitar situações de perigo, enquanto que outros lutam por esse amor e vão correr o risco de ganhar ou perder.
Se você perceber que não consegue mais ficar longe do seu “amigo” nem um minuto e a cada momento pensa “nele”, isso pode ser um sinal de que a amizade está virando outra coisa. Começar a sonhar com vocês se beijando, a imaginar vocês como um casal também é um sinal de amor.
Agora, acontece algo inusitado. Ciúme, por exemplo, não é necessariamente um sinal de amor. Muitos amigos sentem ciúme um do outro e isso é algo normal.
Talvez, você esteja realmente apaixonado (a), mas primeiramente você deve ter a certeza que este amor é correspondido, para não se iludir se for apenas uma amizade bonita. E pior do que isso é você perder a amizade querida...
Eu sou muito tímida, sei o quanto é ruim e difícil se expor, mas se isso estiver acontecendo, vocês devem conversar bastante, não precisa ir direto ao assunto, mas na intimidade as coisas poderão ser respondidas, se a atração existir de ambas as partes, vai iniciar um relacionamento, e mais cedo ou mais tarde um beijo especial e esperado há de surgir. Se você possui dúvidas se é amizade ou amor, já significa que existe um sentimento bonito, o problema é se ambos sentem o mesmo, e desejam o mesmo!
Aquelas perguntas: o que ele (ela) quer de mim?
Se for o caso de ele (ela) gostar de você de forma diferente, mas você considerá-lo apenas um amigo, mantenha a mesma amizade. É natural ficar confusa se você sente que o cara está gostando para valer ou se ele se declara para você, mas isso também não é um bicho de sete cabeças, mas hoje em dia expor os sentimentos têm sido algo muito incomum.
Pode ser que até você comece a sentir o mesmo por ele também. Só não fique com um amigo por pena ou carência, porque isso não fará bem a nenhum dos dois!
Depois de um tempo, você acaba percebendo que essa confusão toda de sentimentos pode até fortalecer a amizade e a confiança entre vocês dois. Mas e se o amigo resolver acabar com a amizade? Se ele for um adulto bem resolvido não fará isso, mas se for o tipo infantil... Dê um tempo a você também se não é correspondida. Com a cabeça tranquila, ele vai pensar melhor, analisar seus próprios sentimentos e pensar no que deve realmente ser feito.
Tem muitas pessoas que tem esse medo, esse discurso “o namoro estraga a amizade”.
Quem quer amar e se relacionar tem que estar disposto a correr o risco e a apostar.
Depois de sete anos longe do site oclick, retorno com muito prazer, estava com muita saudade. Sou graduada em Letras, Especialista em Educação Infantil (linguagem) e em Língua Portuguesa, mas minha paixão é a Língua Inglesa por questão de afinidade... e escrever, expor o que é bom, opinar, elogiar e alfinetar, afinal, escrever é preciso!
Comentários