Primeiramente gostaria de iniciar nossa primeira matéria falando da posse responsável. Mas para entendermos precisamos entender que ao domesticarmos o cão e o gato , milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem estar desses animais . Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar a vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz. Por outro lado a superpopulação desses animais é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos em todo mundo; em muitos o triste destino é o abandono e muito sofrimento. Mudar esse é um dos grandes desafios que se apresentam no século XXI. O desequilíbrio da população animal levou a excessos populacionais, que junto com a falta de saneamento e o crescimento desordenado das cidades propiciaram a disseminação de zoonoses. (Magnabosco, 2006)

Diante disso a posse responsável dos animais um conjunto de normas na qual ajuda o animal a viver bem é o meio para que haja controle de doenças procriação destes animais .A posse responsável implica em manter o animal dentro do espaço doméstico afim de evitar transtornos relacionados com animais errantes.

Bom sabendo se que a posse responsável implica em suprir uma série de condições tais como: espaço adequado, higiene, cuidados para se evitar superpopulação, vacinar regularmente o animal (não só contra a raiva mas outras vacinas), proporcionar ao animal atividade física e momento de lazer e que este animal frequente regularmente um médico veterinário.

Portanto antes de adotar ou até mesmo comprar seu animalzinho de estimação precisamos fazer algumas perguntas tais como : Terei espaço adequado para mantê-los ou terei tempo suficiente para dar atenção devida aos mesmos ? Terei condições de manter este animal devidamente alimentado, vermifugado e vacinado para que se mantenha sua higidez?

São perguntas que parecem simples mas que tem uma complexidade muito grande pois hoje se sabe que um animal , seja cão ou gato estão vivendo uma média de 15 anos , e que precisamos ter ciência que uma vez os adquirindo teremos q cuidar destes até seus últimos dias de vida.

E para tanto precisamos ter bom senso de ao adquirir uma animal precisamos ter em mente que não adianta termos um Dog Alemão , cão de porte  este mede cerca de  72 a 80 cm de tamanho e pode pesar de 50 a 70 kg , que  tem aptidão para guarda e companhia, um cão esportivo, precisa de espaço e de exercícios, sendo a rigor até podem viver em apartamento se puder se beneficiar de saídas diárias para se exercitar frequentemente,  ou um tão meigo , calmo e alegre o Shih tzu que mede cerca de 26 cm de tamanho e pode pesar de 4,5 a 8 kg o mesmo e utilizado para companhia e  guarda de pelagem longa onde constantemente necessita ser levado a um Pet Shop para ser devidamente lavado, hidratado e escovado, pois este tem pelagem longa , o mesmo não ficaria com suas características  preservadas se residisse num quintal sobre sol, chuva e fortes ventos como num sitio livre e solto pelos arredores, pois sim precisamos escolher nossos amiguinhos pelas características do lugar onde moramos, nossos hábitos diários e a que finalidade os mesmos vão se destinar.

  Outra questão importantíssima seria custos em tê-los como: ração de boa qualidade, levá-los ao veterinário logo aos 45 ou 60 dias de nascidos para que se inicie o programa de vacinação, que deve ser seguido mensalmente por três meses consecutivos, sendo uma dose da múltipla (também chamada de óctupla ou déctupla em cãezinhos e a quádrupla ou quintupla em gatinhos) por mês sendo a anti-rábica apenas após o quarto mês de vida coincidindo com a terceira e última dose, as mesmas se fazem necessárias para que seu amigo fique livre das doenças que os acometem e que muitas delas podem levar a óbito.

Aos amigos lembro sempre que nossos amáveis cãezinhos e gatinhos  precisam de assistência veterinária ao longo de suas vidas, pois ao contrário do que se acha eles sentem dor e podem adoecer assim como nós.

Espero nesta primeira matéria tê-los ajudado bastante  e que com estas informações nós possamos dar assim uma qualidade de vida para nossos amigos e que eles possam nos fazer tão bem como sei que ele fazem . Obrigada e deixem aqui suas dúvidas e questionamentos que responderei assim que puder.

Dra. Daniele Ferreira Milione
Médica Veterinária
Graduada U.F.Rural.R.J.(2005)
Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais)
Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais)
Contato: (32) 98815 3142
E mail: danielemilione@Yahoo.com.br