Nesta matéria gostaria de falar sobre nossos tão amados felinos.

      Sabemos que ao adotar ou comprar um felino assim como os cães devemos levá-los a uma consulta a um médico veterinário, para que sejam devidamente examinados e com isso orientados quanto a melhor forma em alimentá-los, tratá-los e os receberem da melhor maneira em seu novo lar.

     Sabemos que ao vacinarmos nossos cães estes estão protegidos das piores doenças que podem os afetar, mas os gatos infelizmente só com as vacinas disponíveis hoje no mercado não são possíveis... Vou explicar, existem doenças virais onde não se tem vacina e tão pouca a cura existe.

     Os felinos podem adquirir doenças ao saírem de sua residência onde apenas pela lambedura ou contato sexual com outros gatos podem facilmente se infectar, são elas: FIV - Vírus da imunodeficiência felina- transmitida por meio de contato pela saliva ou contato sexual; FeLV- vírus da leucemia felina - que poderá ser transmitido por diferentes situações como no momento do parto, na amamentação, e por meio de secreções como saliva, lágrimas, fezes e urina. Nesta ainda temos a vacina disponível se chama quíntupla, e está disponível apenas em consultórios, clinicas veterinárias e Hospitais veterinários e por último a PIF- peritonite infecciosa felina- também viral que pode ser transmitida no momento do parto, pela gestação ou amamentação, pois o vírus é passado pela mãe.

     Portanto caros leitores, para mantermos nossos felinos livre destas doenças o ideal seria evitar que estes saiam de casa para terem contatos com outros felinos de rua que possam estar contaminados. E para que isso se torne mais tranquilo, uma vez que eles gostam de sair para vizinhança e namorarem precisamos castrá-los, as fêmeas antes de entrarem no cio e os machos antes da puberdade, onde a indicação seria entre 4 e 5 meses de idade.

     Outra orientação importante, se quiser adquirir um felino sempre realizar teste para estas doenças antes de colocarem em contato com o que já reside em casa ou até mesmo se for seu primeiro animal e com isso oferecer o tratamento mais adequado e assim rapidamente agirmos antes dos primeiros sintomas aparecerem e com isso podermos oferecer uma melhor qualidade de vida, infelizmente o número de felinos infectados com estas doenças, cada dia tem aumentando mais e mais ...por falta de uma política de saúde pública adequada .

     Espero tê-los ajudado  

Dra. Daniele Ferreira Milione
Médica Veterinária
Graduada U.F.Rural.R.J.(2005)
Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais)
Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais)
Contato: (32) 98815 3142
E mail: danielemilione@Yahoo.com.br