Vidros Quebrados! Era isso que dizia o cartaz pregado no saco de lixo em frente a uma faculdade particular. Não se espantem. Não estou ficando maluca. Mas, no mundo atual, com o desrespeito político e humano que estamos vivenciando, acabamos por nos espantar quando nos deparamos com um gesto de respeito e educação.

Os catadores de papel que tiram seu sustento do lixo e os garis que trabalham de sol a sol para tentar manter a cidade limpa agradecem. E notem que é praticamente impossível manter uma cidade organizada. Triste dizer isso, mas a maioria dos cidadãos não sabe qual o verdadeiro sentido e utilidade da lixeira. Querem comprovar o que estou afirmando? Andem no centro olhando para o chão... É lamentável!

Com pequenos gestos como o do cartaz pregado ao lixo, podemos tirar várias lições como: educação, ética, respeito, amizade, organização e principalmente, bom senso. Colocar-se no lugar do outro e visualizar possibilidades é algo que deveria ser rotina, mas é exceção.

Reciclar o lixo que não é lixo, ser educado, atencioso, dar valor aos pequenos e grandes momentos, atentar-se para nossas atitudes em relação ao mundo é valoroso e não dói, não rouba tempo, não maltrata; ao contrário, oferece brilho!

Não adiantam frases feitas nas redes sociais, enquanto as atitudes não “filosofarem” também.

Sejamos inteiros em nossas obrigações “humanas”!

Fernanda Moreira
Professora de Língua portuguesa, psicopedagoga institucional e especialista em Literatura brasileira.
Instagram: @fernandamoreiraprof
E-mail: femoreirasilva@hotmail.com