A MORTE DE IVAN ILITCH, LÉON TOLSTÓI
Após algum tempo sem trazermos uma sugestão de leitura, buscando apresentar-lhes outras informações que não fossem apenas as associadas à Literatura, achamos por bem, depois desse interregno, novamente retornarmos ao nosso objetivo principal, o que nos motivou participar deste Blog, através do Caderno do Dan.
Assim, a sugestão da vez, chama-se “A Morte de Ivan Ilitch”, escrita no final da vida do russo Leon Tolstói (1828-1910), obra que é considera por muitos analistas como a novela mais perfeita da literatura mundial.
A narrativa apresenta a trajetória da personagem-título até momento crucial de sua morte.
Nela, o autor russo retrata, de maneira extraordinária, e em 85 páginas, a alegoria da vaidade humana, buscando refletir sobre o apego às coisas mundanas e materiais que induz o indivíduo à total alienação, condicionando-o a uma vida medíocre, numa época onde a sociedade clamava por consumismo.
Espero, de coração, que a sugestão por nós apresentada, junto com um pequeniníssimo resumo da obra, possa ter suscitado em vocês, que acompanham nosso Caderno, o interesse por essa magistral obra da Literatura mundial.
Deleitem-se e façam um bom proveito!
Abração, paz e bem!
Daniel Weitzel Simões
Professor de Língua Portuguesa, pós-graduado em "Leitura,
Compreensão e Interpretação de Textos" e Mestre em Linguística
Tweeter: @profdansimoes
Instagram: @dsprofdanielsimoes
Facebook: Daniel Weitzel Simões Juiz de Fora-MG
E-mails: dsprofdanielsimoes@gmail.com
dsprofdanielsimoes@hotmail.com
Comentários