Será que estamos preparados para os imprevistos da vida?

Esta é uma pergunta a qual me faço constantemente...A imprevisão faz parte da nossa caminhada...

Existimos sem certezas absolutas e por mais que tenhamos um planejamento detalhado de cada passo que resolvemos seguir, nada é absoluto e garantido...

Penso que o planejamento se faz importante para nos dar uma maior segurança nas nossas iniciativas. É aquela velha história: se você não sabe para onde ir, impossível saber para onde quer chegar!

Passar para o papel, desenhar suas metas, objetivos a longo e curto prazos, passam bem mais do que um mero capricho, mas um combustível para que seus dias possam ser voltados a atender seus sonhos e propósitos.

Porém é importante ter em mente que nem tudo está ao nosso controle, ao alcance do que desejamos e planejamos. A nossa vida é dividida em circunstâncias que controlamos e aquelas que passam longe, muito longe do que podemos direcionar.

Em relação às primeiras, estas devem sim ser motivo de nossa preocupação caso não planejemos uma forma de executá-las, já as que não estão ao nosso controle, não devem ser motivo de sofrimento, muito menos àquelas escolhas que dependem de outra pessoa!!

Um exemplo disso, está aí, nosso ano de 2020!!

Quando celebramos a virada em 2019 quem imaginaria que estaríamos em alguns meses em isolamento, evitando o convívio social, ou de máscaras andando pelas ruas?

Aposto que isso nem passou na sua cabeça, muitos menos na minha, te asseguro!!

E o reflexo é que este fato tem sido enfrentado com muita dificuldade e sofrimento por grande parcela da população...

Com ele, as situações aqui ditas como incontroláveis, problemas de saúde, financeiros, perda do emprego, e outros como ansiedade, falta de propósito e desmotivação...

Algumas pessoas conseguem controlar bem esses fatores emocionais, buscando o equilíbrio, meditando, mas são poucas!!

Muitas vezes somos tão atropelados pelas adversidades que mal conseguimos enxergar a saída do labirinto.

Assim, precisamos repensar na forma como enxergamos esses imprevistos, para que possamos abrir o coração para recebe-los de forma mais serena e equilibrada possível... Não é fácil, mas nos dias de hoje só temos a ganhar se tentarmos!!!

Paz e Luz!!!

Lívia Giacomini é mineira, natural de Juiz de Fora. É especialista em Direito Constitucional, Tributário e Comunicação Empresarial. Mestre em Direitos Fundamentais e Hermenêutica Constitucional. Professora Universitária. Mãe, esposa e micro empreendedora (@cupnuvem). Apaixonada pela vida! Contatos: @liviabgiacomini - E mail: libgiacomini@gmail.com