Moda Genderless
A moda genderless: Homem ou mulher? A roupa não é capaz de diferenciar...
A moda sempre foi e é palco de grandes transformações, seja por permear a manifestação da expressão de grupos ou do indivíduo através de seu modo de vestir, ou pelas mudanças de comportamento social perante o mundo, ou mesmo através das artes, pois a moda sempre está presente na música, nas artes plásticas, na dança e enfim, nas mais variadas expressões de arte.
Já sabemos das mudanças que ocorreram no modo de apresentar os desfiles das grandes marcas mundiais, da tomada de consciência de consumo e desperdícios, desde a fabricação até o consumo final.
Indo para além, as questões atuais nos levam a outros patamares que despertam na moda grande interesse, como as discussões sobre racismo, xenofobia, questões sociais, sobre sexualidade, no contexto de moda.
Nesse sentido trazemos aqui nessa matéria, uma reflexão que se desenvolve desde 2014 sobre genderless ou gender-bender, ou além- gênero, que afeta diretamente a forma de consumo e costume dentro da moda.
Baseando em que se as narrativas já existentes não traduzem mais o mundo em que vivemos, então é preciso criar novas, na verdade não tão novas, se levarmos em conta que de Marlene Dietrich de smoking a Mick Jagger com roupas do guarda-roupa da namorada Marianne Faithfull, ou no icônico Davis Bowie, a moda brinca há muito tempo com os limites de gênero.
Um exemplo do que estamos discutindo é o clássico jeans mais t-shirt de malha branca, uma combinação que não define gênero, qualquer um pode usar.
Pensando nestas questões, trazemos um look-book idealizado por nós (a empresária Soraya Zaka, o cantor e compositor Gabriel Acaju, e por Claudia Nunes), ilustrando essa ideia que já é inclusive uma das propostas da marca FarmRio.
E então, já escutaram ou já pensaram sobre isto?
Produção de moda: Claudia Nunes, Gabriel Acaju e Soraya Zaka
Moda: Loja Flower- FarmRio @flowerloja
Fotografia: Claudia Nunes @klawnunesjobs
Modelo: Gabriel Acaju @gabrielacaju
Claudia Nunes
Editora e Consultora de Moda
Comentários