Por Dra. Shirley de Campos

Uma nova substância entra na fórmula de cosméticos, prometendo rejuvenescer a pele do mesmo modo que a toxina botulínica. Saiba tudo sobre essa arma contra as rugas
O nome do ingrediente que está estremecendo o mercado de beleza e ameaçando a reputação de vários produtos rejuvenescedores é Argireline, um complexo de proteínas. Assim como a toxina botulínica, ele age nas terminações nervosas da derme, reduzindo suas contrações e a formação de linhas de expressão. A vantagem é que o ativo vem em creme, pronto para usar, e você não precisa se submeter ao desconforto de picadas de agulha para aplicá-lo, como ocorre com o Botox ou o Dysport.

Um estudo realizado pelo laboratório espanhol Lipotec, responsável pelo lançamento da novidade, afirma que um creme com 10% de Argireline (porcentagem máxima permitida para uso cosmético) consegue diminuir 30% das rugas em 30 dias. Isso porque inibe a acetilcolina, enzima que provoca o encurtamento dos músculos da face -- processo que acontece quando rimos, choramos, sentimos raiva ou preocupação... Esses movimentos, feitos de forma repetitiva ao longo da vida, acabam gerando sulcos, pés-de-galinha, traços na testa, linhas ao redor da boca, além de outras marcas. "Fazemos cerca de 15 mil movimentos faciais por dia e nem nos damos conta de que isso gera rugas", diz a dermatologista Luciana Lourenço (SP).

Fórmula relaxante

Na Europa, a nova substância vem sendo chamada de Botox like, quer dizer, "igual ao Botox". É que ela é capaz de relaxar sobretudo as rugas ao redor dos olhos e na fronte (são bem finas e possuem musculatura mais frágil), áreas onde a toxina sempre mostrou excelentes resultados.

www.drashirleydecampos.com.br