Por Lívia Giacomini

Estilo, personalidade, jeito de ser... Expressões de nosso convívio e que refletem na verdade uma busca do ser humano. Ter personalidade não significa apenas a coragem de assumir sua forma, mas dignidade para defender seus próprios pensamentos.

Vivemos na era dos reality shows onde ganha quem consegue ser o que o público espera. Mas, espere aí! Isso não tem acontecido na vida real?

Queridos leitores, qualquer semelhança é mera coincidência!

É fato que estamos rodeados por pessoas invejosas, de péssimo caráter e totalmente dissimuladas, mas essa realidade não deve nos transformar em pessoas desacreditadas. Não!

Em nossa vida de verdade é preciso ter perspicácia para descobrir a máscara daqueles que convivemos e quando necessário aprender a conviver com eles. Há situações em que o convívio é inevitável e a diplomacia deve reger as relações para que todos consigam desfrutar de um ambiente suportável e educado.

A convivência não é tarefa das mais fáceis e lidar com pessoas agressivas e não gentis é realmente desgastante.

O que fazer então? Se isolar numa bolha? Simplesmente não olhar na cara?

Existem aquelas pessoas que em relações constrangedoras no trabalho, são do tipo não estou nem aí, não vou olhar na sua cara e pronto, não sou falso.

Esse tipo de situação pode criar um clima bastante comprometedor dentro de uma empresa, por exemplo. Vale lembrar que relações sociais são incríveis, a diversidade também. Portanto nosso maior desafio é superar as diferenças e amadurecermos, principalmente quando o assunto é relativo à sua vida profissional.

Agora na segunda hipótese, tratando-se de relações pessoais, em alguns momentos agradinhos demais podem indicar certa hipocrisia. Para que seguir com três beijinhos o que pode se resolver num simples (quando esse é necessário)? Vale lembrar que só atraímos energias ruins estando ao lado de pessoas que não nos fazem bem. Agora isso não significa que devemos tomar atitudes de crianças de 5 anos.

Ter educação é sempre o básico e a agressividade não nos leva a lugar algum.

Siga seu coração para selecionar suas verdadeiras amizades, tendo personalidade para assumir quais atitudes te desagradam sem com isso parecer rude.

Todos podem ser diferentes e expressar suas opiniões, isso claro, com respeito ao próximo!

Abuse de seu jeito de ser, desfrute de companhias diversas sabendo reconhecê-las. Use seu coração e mesmo quando a vida te mostrar o contrário, ainda acredite nas pessoas!