Diagnóstico da calvície
Por Dra. Shirley de Campos
Exame Visual
Seu dermatologista pode começar examinando seu couro cabeludo para determinar se a sua perda capilar está localizada em um ou dois pontos, ou se está distribuída de forma uniforme por todo o couro cabeludo. Um padrão clássico de perda capilar de fato existe na calvície de padrão masculino que é facilmente reconhecida pelo exame visual.
Histórico do Paciente
Quando você consulta um médico pela primeira vez devido à queda de cabelos, ele ou ela pode fazer-lhe uma série de perguntas específicas. Essas perguntas são importantes para ajudar a determinar a causa da sua queda de cabelos. Os tópicos abordados podem incluir o seguinte:
* · Quando sua queda de cabelos começou
* · Tipo de perda capilar - Eles estão quebrando ou afinando? Eles estão caindo em chumaços?
* · Localização da perda capilar
* · Há algum aumento no crescimento de pêlos em outra parte do corpo?
* · Medicações que você pode ter tomado (especialmente agentes hormonais, tais como esteróides anabólicos).
* · Histórico pessoal e familiar de doenças (doença tiroidiana, anemia, estresse, alergias e doenças sexualmente transmissíveis).
* · Histórico familiar de calvície
* · Rotina diária de cuidados com os cabelos (incluindo descoloração, coloração ou permanente).
O Teste de Puxar o Cabelo
Um médico irá tomar 50 a 100 fios de cabelo entre seus dedos indicador e polegar, e puxá-los suavemente. Esse procedimento é repetido em várias regiões do couro cabeludo de seis a oito vezes. Normalmente, é removido um total de 2 a 5 fios de cabelo em fase telógena
Análise Quantitativa da Troca de Fios
Essa análise envolve a coleta dos fios de cabelo que caíram durante um período de sete dias. Todos os dias, colete todos os fios de cabelo que caíram em locais como o chuveiro, pia, escova e travesseiro e coloque-os em sacos plásticos individuais. A seguir, faça a contagem e calcule a média do número de fios de cabelo perdidos por dia. Esse procedimento permite ao médico saber a extensão da perda capilar.
Exame Microscópico das Hastes Pilosas e dos Bulbos Pilosos
Os fios de cabelo são examinados ao microscópio. Esse procedimento mostrará se o fio é estruturalmente anormal e o percentual de fios em fase anágena e em fase telógena existentes em seu couro cabeludo. Quando usado em combinação com um exame do couro cabeludo e um teste de puxar o cabelo, esse procedimento pode facilitar o diagnóstico. Um couro cabeludo normal e saudável deve ter cerca de 4% a 25% de fios de cabelo em fase telógena; mais de 25% dos fios em fase telógena, entretanto, constitui provavelmente uma anormalidade.
A Seleção de um Tratamento
Uma vez feito o diagnóstico pelo seu médico, você pode começar a conhecer os prós e contras das possíveis opções de tratamento. Você e o seu médico podem selecionar um tratamento que aborde especificamente o seu tipo de perda capilar.
Comentários