Beleza do pescoço
Por Dra. Shirley de Campos
O pescoço não é alvo de preocupação somente das mulheres. A medicina está cada vez mais empenhada em aperfeiçoar técnicas capazes de amenizar as rugas, manchas e flacidez na região. Segundo o cirurgião plástico Alberto Goldman, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, existem diversos tratamentos que são indicados para cada tipo de problema. "Se a flacidez for causada por gordura localizada, por exemplo, indicamos a lipoaspiração, que pode ser feita inclusive com laser", explica.
Caso o acúmulo de pele na região seja fruto da flacidez nas estruturas profundas e superficiais da face (pele e músculos), o cirurgião plástico indica o lifting, que melhora o problema. Uma técnica bastante utilizada para a pele envelhecida do pescoço é o laser não-ablativo, também conhecido como fotorejuvenescimento. "Essa tecnologia é eficiente porque o laser atinge o colágeno, tratando os pigmentos e amenizando as manchas senis e alterações vasculares, sem afetar a pele", destaca Goldman, ressaltando que somente um especialista poderá determinar o diagnóstico exato e, assim, recomendar o tratamento mais adequado.
A dermatologista Dóris Hexsel relacionou as técnicas mais modernas. Veja abaixo:
Microdermabrasão ou peeling de cristal: é um tratamento feito por dermatologistas que promove um lixamento da pele. São várias sessões de tratamento que ajudam a melhorar as manchas e a textura da pele. O laser QUANTUM tem sido um dos mais utilizados, pois trata essa região eficazmente e com resultados muitos bons especialmente em algumas manchas.
O Botox® é eficiente para tratar as rugas do pescoço que se originam pela contração do músculo platisma (músculo bilateral que vai da mandíbula até a região superior do tórax). O Botox® promove o relaxamento das bandas platismais e assim, o desaparecimento dessas rugas. Os efeitos duram de 4 a 6 meses, podendo ser repetido após este período.
O DMAE (dimetilaminoetanol) foi apresentado no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, realizado no mês de fevereiro de 2002, chamando atenção de dermatologistas de todo o mundo para este produto que até então era utilizado para tratamento de crianças hiperativas e adultos deprimidos. Encontrado naturalmente em peixes como Anchova, Sardinha e Salmão, o DMAE eleva os níveis de colina, substância que atua nas fibras musculares do organismo. Com mais colina, os músculos ganham tônus e ficam "firmes".
Segundo estudos feitos até agora, o DMAE atua reduzindo a flacidez ao redor dos olhos e do pescoço. Esta nova substância, que atua como firmadora da pele, pode deixar o pescoço mais bonito e melhorar a sua elasticidade com diminuição das rugas. Esses efeitos costumam aparecer após o uso da substância 2 vezes por dia após 3 a 4 meses. É interessante comentar que, em termos de ingredientes ativos em cosméticos, os chamados "tensores", entre os quais o DMAE se inclui, são o "modismo" atual. Mas os resultados não são, como algumas matérias sugerem, iguais ou substitutos do Botox.
Comentários