Por Dra. Shirley de Campos

Muita gente quando contempla o rosto no espelho fica espantada com os cabelos. Nesse instante, a primeira coisa que vem à cabeça é: "Vou agora mesmo, correndo, ao salão de beleza." - Lá se cultiva a doce ilusão de que a aparência pode ser transformada num passe de mágica; mais um engano da lei do menor esforço!
Que tal gastar um tempinho para considerar algumas coisas importantes que você poderá fazer para melhorar seus cabelos antes do cabeleireiro colocar as mãos? Vamos às dicas:

1. Desconfie das novas fórmulas -Já foi o tempo de se passar na cabeça qualquer nova invenção na esperança de adquirir cabelos suaves e macios. Antes de usar um produto desconhecido, procure descobrir qual é sua composição química e os riscos da aplicação.

2. Alimente-se adequadamente - As vitaminas do tipo B são os maiores aliados dos cabelos. Elas garantem o crescimento e o ritmo regular de seus ciclos. São encontradas no leite, cereais integrais, lêvedo de cerveja, ovos, verduras, grãos e melaço. Além das vitaminas, existe um mineral que garante cabelos fortes e saudáveis: é o enxofre, encontrado na amêndoa, aveia, arroz, cebola, couve, couve-flor, castanhas, feijão, lentilha, trigo e germe de trigo.

3. Evite o stress - Cuide para ter horários regulares de sono (média 8 horas por noite), evite situações ou comportamentos que geram tensão emocional (ódio, ressentimento, inveja e maledicência), cultive a comunhão com Deus (para não alimentar sentimentos de culpa) e alie-se a uma ou mais atividade esportiva. Essas coisas, por incrível que pareça, sendo praticadas com equilíbrio, o ajudarão a ter uma vida saudável e influenciarão positivamente em seus cabelos.

4. Proteja-se dos inimigos naturais - O sol e a água podem se tornar perigosos inimigos. Os raios ultravioletas penetram nos cabelos provocando mudanças de cor, pela oxidação, ressecamento e perda de elasticidade. Um pouco de sol no cabelo é bom, cuidado para não deixa-lo exposto por um longo período. Por isso, sempre que for à praia ou piscina, se ficar por um bom tempo ao sol, proteja-se com um chapéu. A água do mar é outro inimigo a ser evitado. O sal se fixa nos cabelos, ressecando-os. A solução é um pouco trabalhosa mas compensadora: sempre que sair do mar, enxágüe os cabelos com água pura, para retirar todo o sal.

5. Raramente use o secador - O ato de escovar puxando os fios, somado a uma fonte de calor forte como a do secador, prejudica demais os fios, enfraquecendo-os e deixando-os quebradiços.

6. Escove no sentido dos fios - Para evitar danificar seus cabelos, escove-os sempre acompanhando os sentido dos fios, da raiz às extremidades. Os pentes e as escovas devem ser de materiais naturais, para não eletrizar os fios e nem dificultar o penteado.

7. Cuidado com as tinturas - Tingir os cabelos em casa, ou mesmo no salão, exige cuidados e envolve alguns riscos. Além disso, muitos desses produtos provocam alergia e irritação nas áreas da pele expostas à tintura. Por outro lado, um cabelo tingido nem sempre combina com a personalidade da pessoa, correndo essa o risco de parecer ridícula.

8. Antes, confira o preço - O corte, lavar, secar, modelar, banhos de óleo, coquetel de cremes... tudo isso pode deixar o cabelo muito bonito, mas, antes que o cabeleireiro comece o serviço, é bom perguntar o preço para evitar surpresas.

9. Explique o que deseja, com detalhes - O profissional não é obrigado a adivinhar o que você deseja que ele faça na sua cabeça. Seja bem explícito quanto ao corte, penteado e outros detalhes. O bom profissional estuda o rosto do cliente antes de começar o trabalho, e ele poderá dar algumas sugestões; mas sempre a última palavra deve ser sua.

10. Cortes simples - No salão de beleza, o cabelo fica geralmente lindo, mas ninguém garante que vai continuar o mesmo depois que você começar a cuidar dele em casa. Portanto, prefira cortes simples, que possam ser arrumados com rapidez e facilidade.

Portanto, os pesquisadores concluíram que a suplementação de Omega-3 por um mês aumenta respostas de atividade nervosa simpática muscular a fatores fisiológicos de estresse.

www.drashirleydecampos.com.br